O que é procrastinação? Definindo e entendendo os efeitos!

0
154
views
O que é procrastinação
O que é procrastinação?

O que é procrastinação – Definição de Procrastinar:

O que é procrastinação: A procrastinação é a prática de realizar tarefas menos urgentes em detrimento de tarefas mais urgentes, ou fazer coisas mais prazerosas no lugar de outras menos prazerosas, e assim adiar tarefas iminentes para depois.

Para que um comportamento seja classificado como procrastinação: Ele deve ser contraproducente, desnecessário e demorado.

É “adiar voluntariamente um uma ação ou atividade, apesar de saber que vai ser mais dispendioso finalizar por causa do atraso”.

Efeitos da procrastinação

As pessoas experimentam os efeitos do desperdício de tempo e o não cumprimento dos prazos de forma devastadora nos níveis comercial e pessoal.

A procrastinação pode resultar em estresse, sentimento de culpa e crise, perda severa de produtividade pessoal, bem como reprovação comercial e social por não cumprir responsabilidades ou compromissos.

Esses sentimentos podem combinar e podem gerar ainda mais procrastinação.

Para alguns, a ansiedade e o estresse causados ​​pela procrastinação acabam sendo uma força motivadora para agir e não adiar tanto as tarefas mais importantes – no entanto, isso geralmente é seguido por tentativas de justificar o atraso que reforçam ainda mais o mesmo tipo de comportamento do indivíduo procrastinador.

Embora seja considerado normal que as pessoas procrastinem em até certo grau, se você deseja parar de procrastinar, precisa se elevar bem acima de qualquer tentativa de justificar ou minimizar a procrastinação.

Há, no círculo de aconselhamento psicológico, aqueles que vêem pessoas que atuam com a procrastinação crônica como um sinal de um distúrbio psicológico subjacente.

Também há outros que consideram a procrastinação como uma maneira útil de identificar o que é importante para nós pessoalmente – Já que seria raro procrastinar quando alguém verdadeiramente valoriza a tarefa em questão.

O procrastinador, no entanto, deve aprender a elevar o valor de certas prioridades, mesmo que realmente não goste de fazê-las, a fim de continuar a ser produtivo em todos os aspectos de sua vida.

A percepção pública daqueles que procrastinam é a crença de que a aversão à tarefa é acompanhada de preguiça, baixa força de vontade, irresponsabilidade e baixa ambição.

Entretanto, essa não é a percepção de quem pesquisa ou trata a procrastinação em uma área psicológica ou clínica.

Causas da procrastinação

Na Psicologia Clínica, a procrastinação tende a ter uma conexão com:

  • Questões de ansiedade,
  • Baixo senso de autoestima e
  • Uma mentalidade autodestrutiva.
  • Tédio ou apatia por algo ou por uma tarefa

A conexão mais forte à procrastinação, no entanto, é a impulsividade. Portanto, a razão predominante pela qual procrastinamos é uma ruptura em nosso autocontrole. Você sabe o que deve fazer e não consegue trazê-lo para si mesmo. É essa lacuna entre intenção e ação.

Procrastinador crônico ou procrastinador situacional?

Não existe um único tipo de procrastinador, mas cada instância da sua procrastinação é devida a um dos seguintes fatores:

Procrastinadores crônicos têm grandes dificuldades em terminar uma tarefa.

Os procrastinadores situacionais atrasam ou deixam para a última hora as tarefas mais importantes, gerando uma carga de estresse.

O tipo de pessoa que tem um alto nível de comportamento impulsivo e carece de autocontrole e disciplina provavelmente se verá mais procrastinador do que aqueles que têm um nível mais alto de desenvolvimento nessa área.

Normalmente, vamos nos envolver em alguma forma de controle do ego e negar a responsabilidade, dando justificativas (desculpas) por atrasar o que deveríamos ter feito.

É fundamental entender que essas justificativas têm um propósito muito importante – elas nos permitem continuar a procrastinar, minimizando os efeitos percebidos de nossas ações, e nos permitem continuar a sentir-nos bem sobre quem somos como pessoa.

Leia mais sobre o tema – Porque realmente procrastinamos?

Fonte principal: What is Procrastination

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here